sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Mercado de usados em informática

Outro dia aqui em casa, apareceu uma vizinha , querendo ver se o pc dela tinha jeito, como sempre acho que tem, fui lá ver o pc, era um metron, com um pentium 2-400 instalado numa placa mãe pcchips m748, uma das piores coisas já fabricadas em toda a era da informática , pior mesmo só a pcchips m598, ela queria reativar esta "joça" parada, para imprimir receitas, entrar na internet, digitar texto e continuar a estudar, ela está fazendo concurso e a grana anda curta.
O que fazer? instalar um processador mais potente, lógico!! então fui a uma das lojas de usados consultar o preço, acostumado com o preço das mercadorias mais novas, quase caiu pra trás, o fdp da loja me cobrou 90,00 pelo pentium3 800 slot1, ora a este preço eu compro o sempron140box ou o celeron440box , claro que desisti desta loja, fui ver em outras e até 120,00 chegaram a cobrar neste processador, nesta ultima peguei o cartão da loja e chegando em casa, quase desistindo decidi ligar pra loja e oferecer pra vender o processador pentium2 400, que ele vendia a 75,00, o fdp atendeu e no seu sotaque caracteristico me disse que o processador não valia muito, que era velho,desculpa ali,desculpa aqui, e que ele me faria o favor de pagar 7,00 reais nele,(sete reais) e ai eu perguntei se incluisse um pentium 3 1ghz, ele me disse que pagaria 15,00 nos dois pra arrendondar, foi quando eu elevei meu tom, e falei seu desgraçado, tu compra a 7,00 para vender a 120,00 , se aproveita da boa fé das pessoas para ludibriar e aumentar seus lucros.
Por este motivo, algumas pessoas preferem comprar pcs em lojas de varejo, e qualificam técnicos de informática como pessoas sem escrupúlos e ganaciosos.
Mas vamos voltar ao principal, que era atender a minha vizinha, pesquisando no boadica, encontrei placa mãe a soquete 462 a 40,00 e processador duron 1.6ghz a 30,00 e comprei memória dimm pc133 a 15,00 nos classificados do boa dica(até agora 85,00). Montei e configurei todo o equipamento, o pc dela ficou com um 1gb de memória aproveitando o pente que ela já tinha.
Para instalar neste pc, optei por não usar windows, a cada versão ele fica mais pesado e exige mais do processador, então instalei o Linux mint com lxde, além de ser leve, ele tem todos os programas  que ela queria, ficou rápido, estável, eu ensinei o básico quando ela quiser instalar programas,configurei o thunderbird para ela receber mensagens de correio.
Bem, as vezes você trabalha e ganha dinheiro, mas as vezes você trabalha e ganha satisfação, o prazer de atender uma pessoa com o trabalho que você faz,  pode ser que o valor que fiquei pra mim, não tenha sido justo, mas é preferivel ganhar pouco com a satisfação do cliente, do que ganhar muito feito estes picaretas das lojas de peças usadas ludibriando,enganando, e porque não roubando, numa destas lojas vi uma configuração com athlon xp 3200+ com monitor 17" crt por 999,00, muito mais cara que uma máquina neo-pc, positivo novas na loja, parceladas a perder de vista e com processadores mais atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário