quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Avanços na saúde bucal? onde? quem viu?

Ligo a televisão, e ela está lotada de propaganda do governo, dinheiro que falta para construir escolas, hospitais,presidios, estradas, ferrovias, sobra para fazer propaganda na tv e rádio e fazer vir a imprensa relatórios de ONGS, que dizem que melhorou a situação x e y, mas quando vai se olhar no diário oficial, lá estão as ONGS recebendo verbas pra algum projeto que ninguém vai fiscalizar.
Diante de denúncias do mau uso de verbas, o TCU, Tribunal de contas da União, não admite denuncia anônima, toda e qualquer denúncia deve ser enviada, acompanhada de cópias de idt e cpf  pelo correio por carta registrada, ora em pleno século 21,  era da evolução tecnológica, onde até celulares e mp4 já se conectam a internet e enviam mensagens de email e navegam no youtube , isto parece no minimo suspeito, só falta a exigência de que seja entregue em lombo de burro para ter validade.
A última noticia "das grandes realizações do governo", para aqueles que não tem capacidade critica, nem andaram sobre este brasil afora, é que um projeto chamado "Brasil Sorridente" , dizem que salvou 3milhões de dentes, colocando saúde bucal a disposição de todos brasileiros(nossa mereceria Prêmio Nobel,se fosse verdade) .
Deve estar funcionando na Suiça, talvez na Venezuela do parceiro Chaves, custeado com nossos impostos, claro. Moro no Estado do Rio de Janeiro, e o atendimento odontológico a população carente é feito na Universidade do Fundão, onde existe um projeto de treinamento e capacitação dos alunos do curso de Odontologia, que atendem monitorados por seus professores e responsáveis técnicos da área.
No projeto Brasil Sorridente também informa os locais que atendem, e fui até o Pam, posto de saúde de oswaldo cruz, que está na lista,(fica a 10minutos a pé da minha casa)não havia placa nenhuma informando este projeto e fui a recepção e fui  informado que a inscrição é feita em algum lugar que ninguém sabe onde é(deve ser em caracas ou la paz? eles vem de jatinho ou avião da FAB?) e os pacientes são agendados a aquele posto para tratamento(e perguntei se haviam pessoas esperando atendimento odontológico e fui informado que não, ué?) e que as pessoas que moravam no bairro não são atendidas ali, eles quando acharem o local onde se inscreve, serão redistribuidos pela secretaria municipal de saúde para serem atendidos na ilha do governador ou botafogo, locais distantes, e que gastam pelo menos 4passagens. Na saida o vigilante do posto, que eu tinha perguntado se havia dentista ali atendendo, me falou que tentou participar também para obturar um dente, pois caiu a massa da obturação, e agendaram ele para novembro de 2011, ele disse que isto aconteceu em março de 2010,ele não pode esperar,  acabou se endividando no banco para ir ao dentista, para fazer o que é dever e obrigação do estado, para isso o Estado recebe nossos impostos(a constituição no capitulo ll, no seu 6 artigo diz Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição) eu ainda brinquei com ele, que pelo menos não marcaram para 31/12/2012, data do suposto final do mundo.A população carente de um estado poderoso, o estado que mais deu votos ao presidente em sua campanha ao primeiro mandato, não conta com este projeto de saúde bucal eficiente e rápido como o governo diz?
Agendar uma simples obturação para 18meses depois, é prova total da ineficiência dos serviços públicos, e porquê terei de atravessar a cidade indo a outro posto para ser atendido, se tem um na rua da minha casa? e que atende pelo mesmo projeto?
Porquê o posto de saúde do municipio do rio de janeiro, está atendendo somente moradores da baixada? não tem posto de saúde na baixada fluminense?.

Eu ,quando precisar, recorro ao SESC mesmo, lá nunca vão me agendar para daqui a há um ano, vão me tratar com seriedade , respeito e a dignidade que eu mereço.
Acho que já ficou claro, que a unica saúde que este governo trata, é a financeira, do bolso da dos sócios da ONG que qualificou o trabalho do governo e deu origem a este post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário