quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Financeira de Bauru é condenada a pagar indenização por discriminar candidatos a vagas de emprego

A empresa fazia consulta ao SPC e Serasa e eliminava quem tivesse alguma dívida





Uma financeira de Bauru foi condenada a pagar uma indenização milionária, por discriminar candidatos a vagas de emprego. A empresa fazia a consulta no SPC e Serasa, se a pessoa tivesse o nome sujo, era eliminada da seleção. R$5 milhões foi o valor da indenização estabelecido pelo tribunal de justiça a ser pago pela financeira. A empresa usava critérios não previstos na lei para a contratação de funcionários.

O candidato que concorria a vaga de emprego tinha que assinar um documento permitindo que a empresa fizesse uma consulta no SPC e Serasa. Quem estivesse com o nome sujo, perderia as chances à vaga.

A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Bancários que já questionava o fato dos atendentes da financeira não estarem inseridos na categoria que recebe um salário maior.

O valor da indenização a ser pago pela financeira vai para o fundo de amparo ao trabalhador. Segundo o procurador do trabalho existem outras empresas que usam como critério de seleção a restrição ao crédito. Denúncias devem ser feitas já que é uma atitude de discriminação com o trabalhador.

Denuncie essa prática aqui e aqui . Vamos lutar para que esta prática seja punida com máximo rigor possivel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário