segunda-feira, 12 de julho de 2010

Os Sobreviventes


Vou abrir meu museu particular para falar dos sobreviventes de uma era, alguns processadores que tenho aqui em casa, ainda em plenas condições de funcionamento, e que ficaram obsoletos, pelas exigências dos sistema operacionais modernos.
ao lado um pentium 233mmx

Guardo boas recordações do saudoso mmx da intel, foi com ele que consegui ver dvd no meu computador, embora você vai encontrar na internet alguns "artigos" que dizem que somente apartir de um athlon 1ghz voce conseguiria ver dvd no computador, essa era a época em que os aparelhos dvd de mesa, tinham o custo abusivo de 999,00 reais e o real mantinha a paridade 1/1 com o dólar, com ele e o programa que vinha grátis com o leitor de dvd, o power dvd cyberlink, que era grátis,ou seja totalmente free(um dia ele foi grátis), minha placa mãe era uma m571pcchips(as famosas tx-pro) com memória dimm e edo ao mesmo tempo, e não dava conflito, bastava usar apenas uma dimm e o resto edo, eu tinha 192mb de memória, e era considerado pelos meu amigos e conhecidos como milionário por isto, hoje qualquer adolescente pede micro com 4gb de memória.


Tive depois do mmx ,um Amd k6-2-350mhz,não conseguiria migrar para os pentium2 por causa do preço surreal daquela plataforma na época(um pc com pentium2 custava mais que meu chevette), lembro que comprei este processador e uma placa mãe num anuncio do jornal balcão, um cara lá no méier, e tomei uma volta, pois a placa estava queimada e o processador estava bom, eu ainda procurei ele por um bom tempo,mas ele sumiu, mas ainda bem que minha m571 aceitava esse processador, experimentei um aumento fantástico do desempenho geral do micro, menos no need for speed, lembro que a m571 pcchipps não aceitava o bus de 100mhz deste processador, então eu usava 5x75=375.

Amd k6-2-400mhz, esse eu comprei por 5,00 na feira do rolo em são cristovão, fiquei com pena de um catador de lixo, que o estava vendendo e parecia fraco e esfomeado, eu fiquei com a minha consciência limpa por ter ajudado alguém que passava fome,ele foi na padaria e pediu pão e café com leite e fiquei com o processador pra mim, já pensando que ele estaria queimado,não o testei,ele ficou numa caixinha guardado por muito tempo.
Até que um dia apareceu um amigo meu me dando uma placa de presente, pra consertar, uma placa fic va 503(edo e dimm), pois não estava funcionando e o técnico picareta que ele chamou ofereceu 10pratas pelo micro dele todo. Num fim de semana, eu testei a placa e o processador e funcionavam , mas a placa estava instável por capacitores estufados, comprei uma placa queimada e retirei os capacitores bons dela e fiz a troca, como a fic, tinha slot agp, eu comprei uma placa video agp para testar a tão falada tecnologia agp. Foi fantástico, a FIC era um dos grandes fabricantes de placa mãe que na minha opinião superava a ASUS, ganhei um upgrade incrivel, os jogos que eu não rodava, agora rodavam com folga, Tomb raider, todos os need for speed(antes do underground 2) eu rodava.

Depois baseada na minha experiência com a placa mãe da fic, eu comprei uma fic vb 601, com capacitores estourados na feirinha da praça xv, e um celeron 400 com adaptador slot1, que começavam a lotar os ferros velho da cidade, depois da manutenção, troca de capacitores, o upgrade se mostrou o melhor investimento feito (ao todo 20reais, o mesmo combo nas lojas custavam 300 nas mais baratas), tive que comprar um gabinete atx, pois só tinha gabinete at, para colocar a nova placa lá, mas valeu a pena, nesta placa pude experimentar os primeiros overclocks, e lembrou que coloquei o celeron rodando a 500mhz, ou seja 6x83mhz(498mhz), a mesma placa de video,hd,leitor de dvd passaram para este conjunto e depois comprei um us robotics 56k isa e comecei a diversão na internet, que já teve um us robotics sabe, ele era a ferrari dos modens, até o som dele conectando me causa nostalgia, horas e horas conectados,sem cair a conexão, sem queda de desempenho, até me metia a ver videos, clickar e esperar carregar o video, você ia tomar um café e quando voltava assistia aos videos e animações em flash.

Hoje com banda larga ficando barato ou as operadoras de telefonia comercializando pacotes 3g ou o governo investindo em programa eleitoreiros como baixada digital ,digo eleitoreiro, porque vários bairros da baixada não tem condições minimas de sobrevivência, faltando água, esgoto, asfaltamento, escola, hospitais públicos e postos de saúde, tem conexão wirelles?, o idealizador do projeto é candidato nestas eleições(que prático!!) o programa não gerou empregos na região, estão sendo utilizados estudantes das escolas técnicas da região e tudo é mal feito,mal concebido,mal gerenciado, uma verdadeira obra do mal!!!, do nada desligam os transmissores, sem qualquer aviso ou comunicação prévia e ainda dizem que foram roubados cabos de fibra ótica, como se fosse vendido cabos de fibra ótica em qualquer ferro velho da cidade e qualquer "eletricista" de esquina possa manipular fibra ótica. É isso ai ,Desculpa,fusca e bunda todo mundo tem.
Depois eu conto mais de meus pc's e as primeiras experiências com sistemas operacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário