segunda-feira, 19 de julho de 2010

10milhões de empregos? ou 10milhões de subempregos?

No dia de hoje, recebi uma proposta de emprego em meu email, de uma emissora de tv, líder de audiência, líder de mercado, a quarta maior empresa de comunicação do mundo, contratando operadores de telemarketing, chat e tele-relacionamentos, pensei comigo, que bom!!, uma empresa precisa criar um canal de comunicação com seus telespectadores, até pra evoluir e consolidar sua liderança em mercado nacional. Mas o que me deixou estarrecido foram as exigências absurdas para uma tarefa tão simplória. Abaixo a cópia da vaga:

Atendente de Relacionamento - Chat, Email e Telemarketing
Número de vagas: à definir;
Local de trabalho: Passeio;
Horário de Trabalho: 12h às 23h
Carga Horária: 6:20h - 6/1 (06 dias de trabalho e folga 01 vez na semana, sábado ou domingo);
Atividades:
Atendimento personalizado aos telespectadores, fornecendo informações sobre a programação de Empresa Líder do mercado Televisivo através de Email, Telefone e Chat.
Requisitos Básicos:
Escolaridade: Ensino superior a partir do 4º período dos curso de Letras, Pedagogia, Psicologia, Filosofia, Marketing, Jornalismo, Serviço Social, Ciências Sociais, Turismo, Administração, História, Geografia, Gestão de RH;
Conhecimentos em microinformática: Pacote Office intermediário;
Habilidades e competências necessárias: Boa Argumentação, vontade de crescer junto com a Empresa, ótimo relacionamento interpessoal, boa redação e bom conhecimento de português e gramática;
Desejável que se identifique com programas televisivos;(novelas e bigbosta, suponho)
Disponibilidade de horário: total.(como? Ele vai abandonar o curso por esta vaga de “ouro”)
Oferecemos:
Oportunidade de Desenvolvimento; (com essa miséria?? desenvolver o quê??)
Qualificação Profissional;
Salário: R$650,00 + benefícios compatíveis com o mercado; (tenho até medo de perguntar)
Ambiente favorável de trabalho;
Regime de Contratação efetiva.

Isso mesmo que vocês estão vendo, 650,00 reais, pouco mais que um salário minimo, para um profissional, cursando nível superior, que na maior parte dos casos , está procurando trabalho para financiar a sua formação profissional e investir no seu futuro, com essa remuneração(ou falta dela) não sobra o suficiente para esse profissional investir em cursos de qualificação, em palestras, em livros. Ele vai precisar do paitrocinio, ou do mãetrocinio, não conseguirá uma formação adequada e vai sonhar em passar em um concursos público, dos milhares que ocorrem todo ano, ou acabar aceitando uma ocupação de nível médio para não passar fome.

Esta é mais uma demonstração da precarização do mercado de trabalho, as exigências superiores aos benefícios oferecidos, salário inferior a várias categorias operacionais e de construção civil.
De que adianta tantas horas de estudo,trabalhos ,pesquisas,cursos de língua estrangeira,cursos de informática, se você vai ganhar menos que um servente de obra, que nem precisa ser alfabetizado?
Se você chegou aqui, e está lendo este texto pense nisso, o que mais farão?. Vão exigir formação superior para atendente de lanchonete? Para operador de caixa de supermercado? E pior sem melhorar a remuneração. Em qualquer concurso público federal a formação de ensino médio paga 3x mais que essa vaga, isto quando não é um concursos estilo anatel, 4.500 reais para nível médio.
Então concorda comigo que este governo não tem nada a comemorar? talvez comemorem que a cada mês que passa, um numero maior de familias precisem dos bolsa familia, bolsa esmola e assemelhados.

Um comentário:

  1. Obrigado, sem contar que com o salário oferecido, as possibilidades de lazer serão muito ruins,tipo show de 1,99 embaixo do viaduto,se for do sexo feminino,vai naqueles bailes que mulher entra grátis,pra ouvir belo,funk proibidão e assim por diante

    ResponderExcluir